pensado, escrito, fotografado e inanimado por ricardo xavier

28/01/12

JUSTIÇA À LAGAREIRO


O primeiro ‘justiceiro’ por quem tive uma admiração, quase ao nível do fanatismo reservado para algumas estrelas pop-rock, foi o comissário Corrado Cattani, da série televisiva italiana “O Polvo” (que nunca teria sido realizada dependesse o apoio de alguma das televisões controladas pelo senhor Burlesconi). Antes dele já tinha um fraquinho pelo Zé do Telhado, mas a distância temporal era tão grande que só teve o efeito de uma mera personagem de folhetim. Depois do mítico Corrado, só a procuradora portuguesa Maria José Morgado e o juíz espanhol Baltasar Garzón tiveram o mesmo impacto, menos a componente emocional da vida e tragédias pessoais de Cattani. Tudo isto a propósito do ‘linchamento’ de que o juiz Garzón está a ser víctima, em Espanha, por ter mexido com os pod(e)res instalados; sejam os ligados aos partidos políticos espanhóis, sejam os ligados ao defunto ditador Franco, como contra Pinochet e Berlusconi, entre outras coisas mais, e que é, para mim, uma fonte de angústia, vergonha e desalento. Pese embora a esperança de que ele saberá defender-se com unhas e dentes. Quanto a Maria José Morgado, que se bate com afinco e galhardia pela justiça naciomal, a situação é mais do tipo ‘chover no molhado’ já que nem emenda tem o soneto, como já nem soneto existe para…

27/01/12

REDES ESGOTADAS


a rede social é bestial. vê-se pelos laiques. pelos taiques. sem deslaiques. é tão útil como a sociedade limitada. como o passe bem social. cada vez mais informal. cada vez mais fornada. muitas vezes em patada. também a segurança é menos brutal e mais natural. de tiros. de guerreiros em carreira. viva la bamba na corda e sem rede. nobel. saia um pirolito por cada litro. "it's only rock & roll but i like it!" enfim, que poderei eu afirmar que me ponha fino onde não o tino.

26/01/12

ECONO MIAS


quando acordar é um trabalho pesaroso concerteza que poderá ser doloroso mas nunca deveria de ser doloso. gulosos não são sinónimos de merdosos mas rimam com eles. também temos os ésses que temo mais do que os oitos e menos do que as curvas. assim acalmo as patas dos patos enquanto lavo os pratos e pulo as pratas sem usar a segunda mão. mamão rima com limão e com ladrão mas não com sim. 

16/01/12

TRiUNFALL iN LOVE


ando arredado das escritas conspirativas desde há demasiado tempo. não por falta dele mas por falta dela. a vontade, que nem é a minha. mas, pelo que vejo e oiço, e também pelo que não vejo nem oiço, não tenho feito falta alguma; os políticos portugueses do arco da governação, do asco dela, e de fora também, têm feito um prestimável trabalho. em conspirações. em nomeações. em absolvições. em adulações. em confusões. em tostões. em privatizações. em secrecções. em marcenaria. voltarei à carga.