pensado, escrito, fotografado e inanimado por ricardo xavier

05/07/11

TEMPOS EVENTOS


os proventos dos últimos tempos deram lugar a mais proventos... mas os ventos de uma tempestade andam no ar, a estalar como chicotes; do amo para o escravo, foi sempre a norma. mas as normas estão à beira de passar à história. passarão? com tamanha podridão terão!
já não é novidade nenhuma esta tentação da cúpula querer ‘papar’ tudo o que vem à rede, e a torto-e-a-direito, principalmente de baixo para cima, como se tivesse direitos especiais, imunidades, e legais, e outros mananciais causais. os podrerosos andam com os níveis de testosterona descontrolados, sendo, cada vez mais, frequentes os acidentes e os despistes. acrescente-se a isso a magia do comprimido azul, de nome vi-a-gra, que restabeleceu muitos amores-próprios que andavam como penduricalhos em processo de  fossilização, e temos a receita para as ‘lapas’ quererem continuar ‘lapadas’ à ‘chucha’.
isto é como juntar os excessos do tempo dos bárbaros, do império romano, otomano, da idade média, dos descobrimentos, da inquisição e da revolução industrial, do oeste selvagem e consequentes duas gurerras mundiais, e outras coisas mais pequenas, e espremer somente o sumo: o que dá o tempo cardíaco dos últimos 51 anos. não admira que os médicos estejam preocupados com a saúde da senhora democracia e do senhor capitalismo, que podem vir a ter um ataque cardíaco fulminante. (ou um divórcio pouco amigável.)
o presente texto-apocalíptico é abrangente, e diz respeito a toda a gente; independentemente de serem bons ou maus. Infelizmente não consegui que os bons pudessem ficar no paraíso sem ser incomodados. que é uma galáxia, a mais distante, e que não se pode ver a olho nú.
porventura haverá muitas razões para este ‘enfarte’ social: sexo; televisão; preguiça; radiações solares; músicomanienta; radiações móveis; esseòesses; petróleo; pressas; poluição; beleza; deus; jesus; maomé... e aqui o próprio! mas tudo pode resumir-se a pura doideira, não é?...
...anda tanta boa gente a dar o litro por causas e por mais vidas, enquanto umas poucas dúzias de energúmenos dão cabo de tudo, e pagos a peso d'oiro!

01/07/11

ELEIÇÕES ANTECIPADAS NÃO SÃO FAVAS CONTADAS

o anterior primeiro-ministro é responsável pela sua quota-parte de má gestão, má governação, más companhias, mau feitio etc.; por mim, pessoalmente, gostava que fossem todos julgados, sempre que saíssem do governo. por isso tudo, mas devidamente enquadrado nas consequências nefastas que se estenderão por um futuro demasiado longo e pouco promissor, menos pelas boas acções. isto, porque, realmente, a questão é mesmo essa: nunca assumem o passado, e muito menos assumem o futuro!
o novo primeiro-ministro, que já vi com um sorriso-riso, ao lado da merkel, do sarkozy, entre outros, do mais bem-disposto que pode haver na sua primeira função europeia, que me deixa preocupado, senão indignado; estarão eles embriagados pelo poder que não tenham presente, nas suas cabecinhas bem penteadinhas, que estámos tão próximos de um cataclismo social como nunca foi visto?
óbviamente que quem sofre na pele não é muito dado a estes esgares demenciais. também não creio que um bom patrão que tem a sua empresa à beira da falência ande por aí a mostrar a dentadura, e a brincar ao esconde-esconde...

os meus recados são só dois:

1)      que paguem todos a conta, mas muito mais quem pode!
2)      que se vendam os submarinos, e se compre um ou dois barcos devidamente equipados para apoiar o meritoso trabalho de muitos cientistas-bolseiros (situação rídicula e incrível!!) nacionais no estudo do mar e da bio-diversidade marinha; aproveite-se para dar, como oferta, o ilusionista paulo portas e sem luvas.