pensado, escrito, fotografado e inanimado por ricardo xavier

27/03/11

A DANÇA DO ENTRE

a azáfama é tanta para concorrer às vagas que os nossos políticos já nem se dão ao trabalho de disfarçar a ansiedade pelo badalo, mordomias, entrevistas, viagens, etc., tal a voracidade, para não dizer alegria, como se movimentam no meio dos escombros do país. também denota a não menos importante falta de responsabilidade com que os ditos cargos vem atribuídos. além dos sorrisos abismais de uns, e a pose de funeral de outros -que até se prestaram, e muito bem, como ajudantes de cangalheiro- tudo parece rodeado da mais profunda profissionalidade; tal qual uma longa série televisiva, cujo guião é, anos a fio, dramáticamente filmado, com a comédia relegada para os ensaios.

23/03/11

SÃO BENTO PASSA A BOLA A BELÉM

chamaram-lhe think'nomics, ao seminário que houve em lisboa em novembro de 2006, mas agora, para sócrates, nem think'nomics, nem think'wice, nem think'way.
bater a porta é fácil, com gentileza também... fará, dentro de dias, 1 ano que passos foi recebido em s.bento; creio que para acordar coisas de cavalheiros, do tipo cessar-fogo, que não deram em nada porque nada é o que estes senhores tem para dar. infelizmente, o tempo é de tão grave oportunidade que eu ousaria chamar-lhes: oportunistas. e mais, falta de solidariedade para com o país, e tudo em nome, quer de rivalidades macho, quer de rivalidades políticas.
triste homem que não atinge grande distância para além do umbigo. falta de visão?

19/03/11

O QUE É PRECISO É ILUMINAR A MALTA

um país, há muito em crise, e que agora, mais do que nunca precisa que os seus animais políticos sejam homens de estado, não merecia este estado.
desde que perdemos o império que nos transforma-mos num país com uma identidade diminuída. e durante o século passado fomos diminuíndo ainda mais, e ficando cada vez mais miseráveis.
isto enquanto a bonança europeia dos últimos 20 anos só contou para comícios eleitorais, para enriquecer uma elite escabrosa e criminosa, e foi uma esmola que não soubemos agarrar, todos; antes andamos a marchar ao som de música de encantador de serpentes, comprando o futuro como quem compra banha da cobra. uma grande banhada!
está na altura de dar o lugar ao sol p'rá gente que faz da piada fácil a sua luta, e que ainda quer ser levada a sério. ou ao colo, e por gente à rasca das costas.

15/03/11

NEM CRAVOS SÓ FERRADURAS

como é que posso estar do lado do povo se o povo está sempre do outro lado?
in justos!

POR TUGAL

este era para ter sido o nome de um blog que eu queria iniciar como um movimento... por uma razão não deu em nada. continuo com a razão, e também com o resto, como sempre. 


uma das frases mais marcantes do século xx, pelo presidente j.f. kennedy: “não perguntem o que o vosso país pode fazer por vós mas o que vós podereis fazer pelo vosso país”.
duas outras frases que marcaram o século xx foram proferidas por martin luther king "i have a dream" e "free at last"! 


estamos livres, cada vez mais livres de responsabilidade alguma!

08/03/11

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

amanhã não. amanhã cavaco silva, o nosso ex-presidente (por isso esteve calado até) amanhã falará ao país. dirá coisas muito pouco bonitas porque estamos todos em velório. então direi eu algumas coisas bonitas: não gosto do passos coelho, acho que lhe falta carácter, como a muitos ao seu lado, principalmente à sua direita; nunca gostei muito do sócrates, principalmente por ser quezilento, que faria melhor em demitir-se e dar o remo a alguém mais musculado, intelectual e políticamente... que ainda não deu a cara no partido socialista; a geração à rasca queixa-se -imagine-se se pagasse, como paga os copos e as contas telefónicas para falar para o lado, os downloads!!!; na líbia continua a lutar-se pela liberdade, mas a intervenção internacional, mais uma vez, tarda em vir -como muito por aí pelo mapa-mudo. bonito! está dito. e mais, a obra é de assustar e o mundo está assustado. mas nunca antes houve uma tão grande oportunidade para mudar, definitivamente, o rumo da pirataria para o rumo da confraria; o que é preciso? a mesma receita de sempre; dividir, como no dia internacional da mulher, as tarefas e os lucros mais bem divididos, e incluir nos lucros as tarefas com a limpeza da natureza. santo será o século em que se comemorar o futuro internacional dos bébés. dançarei, todos os dias, com um em cada braço, e ainda um às cavalitas. de resto vou é trabalhar.

07/03/11

OLÉ!

nas toiradas, só um homem é que vai agarrar o rabo do toiro, os outros enfrentam-no de frente, e em formação solidária, não dispersa. e, também nas toiradas, é costume pagar-se aos artistas que tocam, e aos que toureiam.

03/03/11

MEXIA NO PASSADO DO VERBO MEXER

antónio mexia na corrente eléctrica como quem multiplica energias bem facturadas, que, depois de entregues, eram cobradas e transformavam-se em rendimentos muito pecuniários. tanto era o milagre impossível que foi logo premiado, e mexia os cordelinhos como santo em altar colocado.
p.s. edp teve lucro de mil milhões de euros. e nós ajudamos. estamos todos de parabéns, e cada vez mais iluminados. somos uma nação dada à luz, concerteza.

01/03/11

NELLY FURTADO, O DINHEIRO NÃO FOI FURTADO. PODES FICAR COM ELE.

inocentemente, a cantora veio dizer que
vai doar o milhão de dólares
que recebeu do kadafi
–já com um currículo criminoso
de fazer inveja à altura-
por um concerto
particular. 
a consciência
só pesa muito tarde.
tarde demais.
em particular.
os americanos chamariam a isto: preemptive tactic.

OLHÓ PASSARINHO

Adicionar legenda